Rússia poderá invadir a Ucrânia durante os Jogos Olímpicos de Pequim
Um conselheiro de segurança do presidente americano, Joe Biden, sugeriu que a Rússia poderia montar uma invasão militar da Ucrânia durante as Olimpíadas de Pequim, em andamento.
Mas o Conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, enfatizou que os EUA estão buscando uma solução diplomática para as tensões sobre o contingente militar russo ao longo da fronteira com a Ucrânia.
Sullivan falou em uma entrevista ao ABC News neste domingo (6), e disse: “Acreditamos que existe uma possibilidade muito distinta de Vladimir Putin ordenar um ataque à Ucrânia”.
Ele disse que o Presidente Putin “se colocou em posição de se mobilizar militarmente, para poder agir agressivamente contra a Ucrânia a qualquer momento agora”.
Perguntado se a Rússia vai adiar um ataque até o encerramento dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 20 de fevereiro, Sullivan disse “temos que estar preparados para a possibilidade de uma contingência, de uma ação militar da Rússia, antes do fim dos Jogos Olímpicos e também temos que estar preparados para um após o fim dos Jogos Olímpicos”.
Mas Sullivan acrescentou: “Estamos trabalhando duro… para enviar uma mensagem clara à Rússia de que estamos preparados para trilhar o caminho diplomático para abordar nossas preocupações mútuas de segurança, se eles estiverem preparados para isso”.
O presidente chinês, Xi Jinping, encontrou-se com Putin em Pequim na sexta-feira (4), poucas horas antes de eles participarem da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. Xi expressou apoio à posição da Rússia em relação à situação ucraniana.
Perguntado sobre a cúpula Rússia-China, Sullivan disse que “se a China for vista como tendo apoiado” uma invasão russa da Ucrânia, “ela virá com algum custo para a China também aos olhos do mundo, aos olhos da Europa e aos olhos de outros países que estão observando agora”.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am