Rússia invadirá a Ucrânia dentro de dias afirma Biden
Líderes dos EUA e Europa permanecem em alerta máximo sobre uma possível invasão russa na Ucrânia. Eles têm tentado chegar a um acordo sobre a melhor maneira de responder – com diplomacia, com sanções, ou com ações militares próprias. Há meses eles vêm dizendo que querem uma solução pacífica. Mas o presidente americano Joe Biden, agora, diz estar convencido de que o líder russo tomou sua decisão.
Biden fez os comentários em uma entrevista coletiva em Washington na sexta-feira (18).
Ele disse que os EUA têm razões para acreditar que as forças russas estão planejando e pretendem atacar a Ucrânia nos próximos dias.
Disse que qualquer ataque será recebido com uma resposta unida e que os EUA e seus aliados estão preparados para defender cada centímetro do território da OTAN de qualquer ameaça à sua segurança coletiva.
Biden fez suas observações logo após falar com líderes na Europa, Canadá, OTAN e União Européia.
Ele contestou as alegações de Moscou de que suas tropas começaram a se retirar da fronteira ucraniana. Segundo ele, exatamente o contrário é verdade – que a força cresceu de 100.000 para “bem mais de 150.000 soldados”. Separatistas apoiados pela Rússia na Ucrânia oriental também ordenaram a evacuação das pessoas para o território russo.
Biden e líderes da UE estão tentando tranquilizar seus aliados na região. Eles têm enviado tropas e equipamentos extras para bases na área. Afirmam que ainda estão comprometidos com a diplomacia. Entretanto, Biden disse que não tem planos de conversar diretamente com Putin em um futuro próximo.
- População estrangeira cresce na maioria das cidades do Japão - 25 de dezembro de 2025 6:44 am
- Tailândia e Camboja retomam diálogo por cessar-fogo - 25 de dezembro de 2025 6:30 am
- Explosão em Moscou mata dois policiais e um suspeito - 25 de dezembro de 2025 6:26 am
















