Rússia aumenta a pressão militar sobre a Ucrânia ao longo das fronteiras
A Rússia está intensificando a pressão militar sobre a Ucrânia ao longo de suas fronteiras norte e sul, conduzindo exercícios militares em terra e no mar.
O Ministério da Defesa da Rússia anunciou no início da quinta-feira (10), que as tropas russas e bielorrussas começaram um exercício conjunto em Belarus, que faz fronteira com o norte da Ucrânia.
O Ministério da Defesa disse que o exercício conjunto, que se estenderá até 20 de fevereiro, tem como objetivo suprimir a agressão externa e combater o terrorismo.
O ministério também disse que as equipes de combate do avançado sistema de mísseis antiaéreos S-400 iniciaram um exercício em um campo de treinamento no sudoeste da Belarus, que fica próximo à fronteira com a Ucrânia.
No mês passado, a frota russa do Mar Negro iniciou um exercício naval em águas ao largo da costa sul da Ucrânia. Seis navios anfíbios de outras frotas russas se juntaram ao exercício no início deste mês.
Os navios russos teriam chegado ao porto militar de Sevastopol, na quinta-feira (10), na Crimeia, no sul da Ucrânia. A Rússia anexou unilateralmente a Crimea em 2014.
O porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA, John Kirby, observou, na terça-feira (8), que estes navios são projetados para desembarcar tropas. Ele advertiu que a Rússia pode tomar algum tipo de ação militar.
- Emerson Boy é atração do Sons do Brasil 536 na Rádio Shiga - 4 de agosto de 2025 12:07 pm
- Onda de calor perigosa persiste em várias regiões do Japão - 4 de agosto de 2025 11:42 am
- Navios chineses invadem novamente águas japonesas - 4 de agosto de 2025 11:36 am