Putin ordena o envio de tropas para regiões separatistas da Ucrânia para “manutenção da paz”
O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou o envio de tropas para a Ucrânia, para o que ele chama de uma missão de manutenção da paz. Isto ocorre depois que ele reconheceu duas regiões separatistas como estados independentes.
Putin fez um discurso televisionado para a nação na segunda-feira(21) . Ele criticou que o governo ucraniano violou um acordo de cessar-fogo ao continuar a atacar as duas regiões separatistas pró-rusas.
Putin disse que é “necessário tomar uma decisão há muito esperada para reconhecer imediatamente a independência e a soberania” dessas regiões. Ele então assinou um decreto.
Um alto funcionário americano na administração do Presidente Joe Biden disse aos repórteres que o discurso de Putin ao povo russo foi feito para “justificar uma guerra”.
O oficial disse, “apenas na última hora, vimos a Rússia ordenar que tropas fossem enviadas para o DPR e o LPR para as chamadas funções de manutenção da paz”. Mas o oficial salientou que as forças russas estão presentes lá há anos. Ele acrescentou que, se as tropas se deslocassem para as regiões, isso não seria um novo passo.
Um repórter perguntou se a administração consideraria a entrada das tropas russas nas regiões uma invasão que desencadearia sanções norte-americanas. O oficial respondeu que a administração observará e avaliará cuidadosamente as ações da Rússia e responderá em conformidade.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am