Ícone do site Radio Shiga

Putin exorta o Ocidente a considerar os interesses da Rússia para aliviar as tensões

Putin exorta o Ocidente a considerar os interesses da Rússia para aliviar as tensões

O presidente russo Vladimir Putin declara que os interesses de todas as partes devem ser levados em conta, incluindo as preocupações de segurança da Rússia, para evitar o agravamento das tensões sobre a Ucrânia.

Putin fez a observação em uma conferência de imprensa após a reunião com o primeiro-ministro húngaro Viktor Orban em Moscou, na terça-feira (1º).

Ele disse que a Rússia está analisando minuciosamente a resposta dos Estados Unidos, que se recusa a considerar as exigências russas de garantias de que a OTAN interromperá sua expansão futura. Ele acrescentou que ficou claro que os EUA desconsideraram as preocupações fundamentais de Moscou na resposta.

Putin argumentou que a Ucrânia pretende retomar a Crimea, que a Rússia havia anexado em 2014, e disse: “Imaginemos que a Ucrânia seja membro da OTAN e inicia estas operações militares. Será que devemos entrar em guerra com o bloco da OTAN? Alguém já pensou nisso? Aparentemente não”.

Ele também argumentou que a principal prioridade dos EUA é conter o desenvolvimento da Rússia. Mas ele disse que espera que o diálogo com Washington e outros continue sobre a Ucrânia.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile