Putin e Scholz buscam avanço para desanuviar o conflito na Ucrânia
O chanceler alemão, Olaf Scholz, é o mais recente líder ocidental a se encontrar com o presidente russo Vladimir Putin em busca de um avanço para desescalar a crise da Ucrânia.
Eles se encontraram em Moscou na terça-feira (15). Após as conversações, Scholz disse que é vital resolver a questão através do diálogo, e que as opções diplomáticas para evitar a guerra não foram esgotadas. Ele disse que a notícia de que algumas tropas russas estão se retirando da área de fronteira é um bom sinal.
Putin repetiu sua afirmação de que a expansão da OTAN não deve comprometer a segurança russa. Ele disse que seu governo está pronto para manter conversações com os EUA e a OTAN sobre medidas de segurança que ele já havia proposto.
O Kremlin levantou esperanças de uma possível desescalada pouco antes de se reunir. Mais de 100.000 soldados russos ainda estão perto da fronteira ucraniana, mas um porta-voz do Ministério da Defesa diz que algumas unidades estão se afastando após a conclusão dos exercícios. O número exato é desconhecido.
- Austrália destaca acordo histórico com Japão por novos navios - 6 de agosto de 2025 2:39 am
- BOJ alerta para riscos de alta nos juros de títulos públicos - 6 de agosto de 2025 2:35 am
- Ishiba anuncia nova política para produção de arroz no Japão - 6 de agosto de 2025 1:06 am