Putin assina decreto reconhecendo 2 regiões ucranianas separatistas
O presidente russo Vladimir Putin assinou um decreto que permite ao país reconhecer unilateralmente a independência de duas regiões separatistas no leste da Ucrânia mantidas por grupos separatistas pró-russos.
Putin denunciou a Ucrânia durante uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da Rússia na segunda-feira (21). Ele disse que as forças do governo ucraniano continuam seus ataques às regiões de Donetsk e Luhansk, em violação aos acordos de cessar-fogo.
Putin observou que a Rússia enfrentará mais ameaças se a Ucrânia aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte.
Putin revelou que havia sido solicitado por separatistas a considerar o reconhecimento das regiões sob seu controle como independentes.
Putin disse que tomou a decisão depois de receber contribuições de ministros de gabinete e outros altos funcionários.
Antes de assinar o decreto, Putin fez um discurso televisivo para o público, dizendo que a Ucrânia está tentando resolver os problemas da região através de meios militares. Ele disse que era necessário tomar uma decisão para aprovar rapidamente a independência e a soberania, que há muito tempo eram esperadas.
Alguns meios de comunicação relataram que o movimento permitirá à Rússia justificar a instalação de tropas nas regiões em nome da proteção das mesmas contra a Ucrânia.
A última ação, provavelmente, provocará um maior recuo das nações ocidentais, pois sinaliza que a Rússia tentará aumentar ainda mais sua influência nas áreas.
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am
- Julio Balestrin visita Japão e destaca força do fisiculturismo - 6 de agosto de 2025 8:02 am