Proibição do Hijab provoca protestos entre estudantes na Índia
A proibição de usar hijab nas escolas do estado de Karnataka, no sul da Índia, desencadeou uma discussão entre os estudantes.
O hijab é um lenço na cabeça usado por mulheres muçulmanas. A proibição foi ordenada pelo governo local no mês passado, uma decisão que enfureceu os estudantes muçulmanos.
Uma estudante disse: “Por que estão implementando tais regras agora? Foi-nos dito que nos é permitido usar lenços e agora nos dizem que não podemos usá-los, isso não é aceitável”.
Por outro lado, o estudante hindu disse: “O uniforme é o mesmo para todos, sejam eles hindus, muçulmanos ou cristãos. Eles devem cumprir as regras e só devem usar hijab fora do portão. Dissemos aos alunos e a escola disse que eles tomariam providências, mas muitas meninas ainda as estão usando”.
As tensões se tornaram tão fortes que o governo ordenou que as instituições educacionais fechassem por três dias.
Enquanto isso, uma petição apresentada por um dos alunos a um tribunal local foi ouvida na terça-feira (8). Ela diz que usar hijab é um direito fundamental à religião que é garantido pela constituição.
Observadores dizem que a proibição discrimina as minorias religiosas e ameaça alimentar a agitação enquanto o governo do primeiro ministro Narendra Modi persegue o que eles dizem ser seu objetivo de fazer da Índia uma nação hindu.
- Fraudes especiais batem recorde e 70% envolvem falsos policiais - 12 de fevereiro de 2026 8:58 pm
- Oposição no Japão inicia disputa pela liderança após derrota eleitoral - 12 de fevereiro de 2026 8:54 pm
- Nikkei 225 bate novo recorde intradiário e fecha em leve queda - 12 de fevereiro de 2026 8:48 pm
















