Ministros das relações exteriores do G7 condenam a invasão russa da Ucrânia
Os principais diplomatas do Grupo dos 7 condenaram a invasão russa da Ucrânia. Eles concordaram que suas nações continuarão a cooperar estreitamente em resposta.
Os diplomatas se reuniram online por cerca de duas horas neste domingo (27), para compartilhar informações sobre a situação na Ucrânia.
Eles concordaram que seus países continuarão a coordenar estreitamente para impor sanções contra a Rússia e fornecer assistência à Ucrânia e às nações próximas.
O Ministro das Relações Exteriores japonês, Hayashi Yoshimasa, disse aos outros ministros que seu país congelará os bens do presidente russo Vladimir Putin e de outras autoridades em conjunto com os Estados Unidos e as nações européias.
Hayashi também explicou que o Japão planeja juntar-se aos países ocidentais para bloquear o acesso de alguns bancos russos ao sistema de pagamento internacional SWIFT.
Os funcionários do ministério dizem que os outros ministros saudaram os movimentos do Japão.
Os diplomatas se juntaram ao Ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, por cerca de 45 minutos na última metade das conversações.
Kuleba expressou sua gratidão pelo apoio internacional à Ucrânia e descreveu a situação atual no país.
Os ministros do G7 reiteraram seu firme apoio à soberania e integridade territorial da Ucrânia e sua solidariedade com o governo e o povo da Ucrânia.
- Tailândia e Camboja iniciam diálogo sobre fronteira - 4 de agosto de 2025 8:44 am
- China e Rússia iniciam exercícios navais no Mar do Japão - 4 de agosto de 2025 8:28 am
- Brasil registra atos em 37 cidades contra Lula, Moraes e por anistia - 4 de agosto de 2025 4:24 am