Mais idosos nos hospitais à medida que a Ômicron se espalha no Japão
À medida que as infecções diárias continuam a aumentar no Japão, os profissionais de saúde estão lutando para lidar com um número crescente de pacientes, especialmente aqueles que são idosos ou que têm problemas subjacentes.
Autoridades de saúde em Tóquio relataram 11.751 novos casos na segunda-feira (31). O número ultrapassou a marca de 10.000 pela primeira vez em uma segunda-feira.
A taxa de ocupação de leitos hospitalares para pacientes COVID-19 subiu para 49,2%.
Mais da metade das prefeituras do país, incluindo Tóquio, estão sob medidas quase emergenciais.
A governadora de Tóquio disse que considerará pedir ao governo central para emitir um estado de emergência completo se a taxa de ocupação de leitos hospitalares atingir 50%.
O primeiro-ministro Kishida Fumio disse que: “Além da taxa de ocupação hospitalar, temos que avaliar o efeito das medidas de quase-emergência já em vigor na capital, a fim de tomar uma decisão abrangente. Neste momento, o governo não está considerando declarar o estado de emergência”.
Os médicos, de um hospital de Tóquio, disseram que há duas semanas não havia pacientes com mais de 60 anos de idade com coronavírus chinês. Mas agora, um terço deles são idosos.
Eles dizem que os sintomas de um paciente idoso são leves, mas a condição pulmonar subjacente da pessoa piorou.
O diretor Sagara Hironori da Universidade Showa disse: “Os sintomas da variante Ômicron não são tão graves, mas temos visto um número crescente de condições subjacentes de pacientes se deteriorarem”.
Sagara disse esperar que a taxa de ocupação de leitos ultrapasse 60% em breve.
Para enfrentar o surto da Ômicron, o governo está tentando agilizar as vacinações.
Além dos centros de vacinação nos municípios, as Forças de Auto-Defesa iniciaram, nesta segunda-feira (31) uma campanha de vacinação para as doses de reforço na capital.
A partir de domingo, pouco mais de 4 milhões de pessoas tinham recebido a terceira dose. Isso é menos de 30% das pessoas elegíveis até o final de janeiro.
A SDF está programada para abrir um local semelhante na cidade de Osaka na próxima segunda-feira (7) e começará a aceitar reservas na sexta-feira (4).
*** Translated with www.DeepL.com/Translator (free version) ***
- Nagasaki lembra 80 anos da bomba atômica - 9 de agosto de 2025 6:30 am
- Festival das Lanternas ilumina noites de verão em Kamakura - 9 de agosto de 2025 3:37 am
- Catálogo russo exibe crianças ucranianas para adoção coerciva - 9 de agosto de 2025 3:05 am