Kishida participará da cúpula do G7 para discutir a Ucrânia
O primeiro ministro japonês, Kishida Fumio, participará de uma cúpula on-line do Grupo das Sete Nações na quinta-feira (24) para discutir sobre a Ucrânia.
O Secretário Chefe de Gabinete, Matsuno Hirokazu, disse aos repórteres nesta segunda-feira (21) que a Alemanha será a anfitriã da reunião e que a situação em torno da Ucrânia e outras políticas diplomáticas estão planejadas para serem discutidas.
O porta-voz do governo disse que o Japão considera extremamente importante para as nações do G7, que compartilham valores universais, como liberdade, democracia e Estado de direito, unir e liderar a comunidade internacional. Ele acrescentou que o Japão contribuirá proativamente para as discussões.
Matsuno disse que estão em curso esforços diplomáticos sobre a Ucrânia, mas observou que o presidente americano Joe Biden disse que os EUA têm razões para acreditar que a Rússia pretende atacar o país nos próximos dias.
Ele acrescentou que o governo japonês reconhece que a situação está se tornando cada vez mais tensa.
Matsuno disse que o Japão pretende continuar os esforços diplomáticos em vários níveis para difundir as tensões. Ele disse que seu governo trabalhará com as nações do G7 e outros membros da comunidade internacional e agirá adequadamente, dependendo da situação.
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm
- Japão abre novos centros de visto na Rússia - 13 de fevereiro de 2026 8:56 pm
















