França anuncia retirada militar de Mali
A França informa que suas tropas se retirarão da nação da África Ocidental de Mali, juntamente com as forças armadas de seus parceiros europeus. Mali tem servido como o principal palco na África para a luta contra extremistas islâmicos.
O presidente francês, Emmanuel Macron, fez o anúncio em uma conferência de imprensa na quinta-feira (17).
Mali já esteve sob a administração francesa. Os extremistas islâmicos ganharam rapidamente terreno no país e a França iniciou sua intervenção militar em 2013.
As tropas francesas baseadas em Mali realizaram campanhas militares contra os extremistas no país, e seus vizinhos como Burkina Faso e Níger.
Mali passou por um golpe militar duas vezes durante os últimos dois anos. As relações entre a França e o governo de transição de Mali pioraram com o adiamento da mudança para um governo civil.
O governo francês citou múltiplas obstruções das autoridades de transição de Mali como motivo para a retirada.
A França declara que retirará suas 2.400 tropas de Mali durante cerca de seis meses e transferirá algumas delas para o Níger, para continuar suas campanhas contra os extremistas islâmicos.
A agitação política continua em Mali e há preocupações em torno da atividade extremista após a retirada das tropas européias.
- Tropas ucranianas deixam posição estratégica em Donetsk - 25 de dezembro de 2025 2:10 am
- Coreia do Sul realiza exercícios militares perto das Ilhas Takeshima - 25 de dezembro de 2025 2:02 am
- TEPCO pede retomada de reator nuclear em janeiro - 25 de dezembro de 2025 1:57 am
















