EUA e Reino Unido acusam a Rússia de ataques cibernéticos à Ucrânia
Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha acusaram a Rússia de recentes ciberataques contra a Ucrânia.
Anne Neuberger, assessora de Segurança Nacional Adjunta dos EUA para Tecnologia Emergente e Cibernética, disse: “Acreditamos que o governo russo é responsável pelos ciberataques em larga escala aos bancos ucranianos esta semana”.
Neuberger descreveu os ataques como um ataque DDoS que sobrecarrega os serviços on-line.
Ela disse que os EUA têm informações técnicas que a Direção Principal de Inteligência da Rússia, conhecida como GRU, “foi vista transmitindo grandes volumes de comunicações para endereços IP e domínios baseados na Ucrânia”.
Neuberger acrescentou que os últimos ciberataques tiveram um impacto limitado graças à rápida resposta de Kyiv. Ela disse que a Rússia poderia estar lançando as bases para “ciberataques mais problemáticos acompanhando uma possível nova invasão do território soberano da Ucrânia”.
A Grã-Bretanha também acusou o GRU da Rússia de envolvimento nos ciberataques contra as instituições financeiras ucranianas.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores britânico disse que os ataques “demonstraram um contínuo desrespeito pela soberania ucraniana”. O porta-voz acrescentou que “esta atividade é mais um exemplo dos atos agressivos da Rússia contra a Ucrânia”.
- Austrália destaca acordo histórico com Japão por novos navios - 6 de agosto de 2025 2:39 am
- BOJ alerta para riscos de alta nos juros de títulos públicos - 6 de agosto de 2025 2:35 am
- Ishiba anuncia nova política para produção de arroz no Japão - 6 de agosto de 2025 1:06 am