EUA e aliados removerão os bancos russos do SWIFT, sistema global de transações
Os Estados Unidos e aliados ocidentais anunciaram que bancos russos, selecionados, serão impedidos de usar o sistema de pagamento global SWIFT.
A medida é considerada uma das sanções econômicas mais duras possíveis.
Eles indicaram em uma declaração conjunta no sábado (26), que a proibição será implementada nos próximos dias.
A SWIFT, ou Sociedade Mundial de Telecomunicações Financeiras Interbancárias, é um sistema de mensagens utilizado por instituições financeiras em todo o mundo para o comércio e remessas transfronteiriças.
A declaração enfatiza que os bancos russos selecionados serão desligados do sistema financeiro internacional, o que enfraquecerá suas atividades globais. Os EUA, países europeus e o Japão decidiram impor sanções econômicas nos setores financeiro e de alta tecnologia.
Alguns países têm hesitado em bloquear o acesso da Rússia à SWIFT, pois a medida poderia ter impacto nos países europeus que importam energia do país e poderiam aumentar os preços globais da mesma.
A Rússia, entretanto, continua seu ataque à Ucrânia, e os aliados ocidentais devem ter sentido que medidas mais fortes são necessárias.
A declaração conjunta dizia que “estamos decididos a continuar impondo custos à Rússia que isolarão ainda mais o país do sistema financeiro internacional e de nossas economias”.
- Festival do sanma atrai multidão em Nemuro, Hokkaido - 28 de setembro de 2025 5:50 am
- OTAN ameaça abater jatos russos após novas incursões - 28 de setembro de 2025 5:37 am
- EUA devem limitar tarifa farmacêutica do Japão a 15% - 28 de setembro de 2025 5:30 am
















