EUA divulgam estratégia Indo-Pacífico
Os Estados Unidos dizem que fortalecerão a cooperação com aliados e parceiros na região Indo-Pacífico em uma ampla gama de áreas para combater a crescente influência da China.
A administração do Presidente Joe Biden revelou sua estratégia Indo-Pacífico na sexta-feira (11). Descreveu a China como buscando se tornar “a potência mais influente do mundo”.
A administração disse que Pequim está “combinando seu poder econômico, diplomático, militar e tecnológico ao perseguir uma esfera de influência no Indo-Pacífico”.
O documento disse que é importante para os EUA aumentar sua presença e cooperação na região. Disse que o país irá melhorar as conexões através de estruturas como a parceria Quad com o Japão, Austrália e Índia, e a Associação das Nações do Sudeste Asiático, ou ASEAN.
O plano também inclui o fortalecimento dos laços com Taiwan, que a China reivindica como seu território.
O documento diz que os EUA trabalharão com aliados e parceiros na região para aprofundar sua interoperabilidade para deter a China, e lançar uma nova parceria econômica regional no início de 2022.
Fontes dizem que a administração Biden planejou, inicialmente, liberar a estratégia Indo-Pacífico por volta do verão passado, mas foi adiada devido ao aumento das tensões sobre a Ucrânia e outros fatores.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am