EUA avaliam que Kyiv pode cair dentro de 2 dias no caso de invasão russa
Vários meios de comunicação dos EUA dizem que altos funcionários do governo informaram aos legisladores que no caso de uma invasão russa em larga escala na Ucrânia, a capital, Kyiv, poderia cair dentro de dois dias.
O Washington Post e outros meios de comunicação relataram a análise atualizada das agências militares e de inteligência dos EUA durante o fim de semana.
Eles estimam que uma invasão russa em larga escala poderia deixar até 50.000 civis mortos ou feridos, e até 5 milhões de refugiados escapando do caos resultante.
Eles também observam que “os militares russos continuam a enviar unidades de combate para a fronteira ucraniana tanto em seu próprio território quanto em Belarus”.
Os relatórios dizem que 83 grupos táticos de batalhões russos foram preparados para um possível assalto. Isso é mais do que 60 há duas semanas, e compreende cerca de 70% do que o presidente russo Vladimir Putin precisaria para uma operação em larga escala.
A agência de notícias Reuters cita as autoridades norte-americanas como dizendo que se espera que o terreno atinja o pico de congelamento por volta de 15 de fevereiro, permitindo o trânsito mecanizado fora da estrada por unidades militares russas.
As autoridades disseram que tais condições continuariam até o final de março, sugerindo que a janela para a diplomacia está se fechando.
- China reforça alerta para evitar viagens ao Japão - 26 de janeiro de 2026 11:47 pm
- Nevascas recordes no Japão deixam 10 mortos em uma semana - 26 de janeiro de 2026 11:36 pm
- Tragédia heroica em Tóquio é lembrada 25 anos depois - 26 de janeiro de 2026 10:34 pm
















