Descerrada placa comemorativa em homenagem à tripulação de submarino japonês afundado da II Guerra Mundial
Uma placa memorial foi erguida na cidade de Darwin, no norte da Austrália, para a tripulação de um submarino japonês que afundou ao largo da costa do país durante a Segunda Guerra Mundial.
Em janeiro de 1942, o submarino I-124 foi afundado por um navio da Marinha australiana ao largo de Darwin, causando a morte de todos os 80 tripulantes. Navios e tropas pertencentes às Forças Aliadas se reuniram em Darwin.
A nova placa contém os nomes dos falecidos. Foi erguida em um parque com vista para o mar para marcar os 80 anos desde o naufrágio.
O Governo do Território do Norte e a Associação da Amizade Austrália-Japão do Território do Norte estão entre os grupos que ajudaram a erguer o memorial.
O Embaixador do Japão na Austrália, Yamagami Shingo, e o Ministro Chefe do Território do Norte, Michael Gunner, descerraram a placa em uma cerimônia que contou com a presença de cerca de 100 pessoas em Darwin nesta sexta-feira (18).
O chefe do Conselho de Patrimônio do Território do Norte, Allan McGill, que contribuiu para a construção do monumento, expressou a esperança de que o memorial manterá viva a memória dos tripulantes.
O embaixador Yamagami disse que a cerimônia é uma oportunidade importante para as pessoas olharem para trás, na história da reconciliação e da paz do pós-guerra entre o Japão e a Austrália.
Em Darwin, uma cerimônia memorial está programada para ser realizada no sábado (19) para marcar o 80º aniversário do bombardeio da cidade pelo Exército Imperial Japonês. O ataque deixou mais de 200 mortos.
- População estrangeira cresce na maioria das cidades do Japão - 25 de dezembro de 2025 6:44 am
- Tailândia e Camboja retomam diálogo por cessar-fogo - 25 de dezembro de 2025 6:30 am
- Explosão em Moscou mata dois policiais e um suspeito - 25 de dezembro de 2025 6:26 am
















