Deputada ucraniana pronta para defender Kyiv
Uma deputada ucraniana disse à NHK World que as pessoas em Kyiv estão tentando participar da resistência contra as forças russas de qualquer forma possível.
A deputada, Inna Sovsun, agora tem uma arma pela primeira vez em sua vida. Ela diz que as armas foram fornecidas a todos os membros do parlamento após o primeiro ataque. Agora ela está pronta para se defender e à capital.
Ela disse à NHK: “Porque esta é minha cidade, não vamos dá-la aos russos e não temos onde nos render”.
Seu pai, de 61 anos, também vai ajudar a defender o país, apesar de ter problemas com os joelhos. Ele diz que, pelo menos, ele poderia rastejar.
Os países ocidentais decidiram cortar a Rússia do sistema de pagamento global SWIFT. Sovsun aprecia a mudança, mas diz que são necessários mais passos.
Ela disse: “Infelizmente, isso está acontecendo um pouco mais tarde, mas está acontecendo agora e afetará a economia russa. Mas isso não é suficiente. O que estamos pedindo mais neste momento é um embargo comercial total”.
Sovsun salienta que se outros países continuarem a negociar com a Rússia, o dinheiro será usado para comprar armas para matar ucranianos.
E ela adverte o mundo que a invasão não é apenas entre dois países.
Sovsun disse: “Lembre-se que esta não é a guerra entre a Ucrânia e a Rússia. Esta é na verdade a guerra da Rússia contra todo o mundo civilizado, que está desafiando os princípios básicos do direito internacional e a simples decência humana com o que estão fazendo agora”.
Ela acrescentou: “Se eles não forem parados aqui na Ucrânia, isso vai continuar”.
- Emerson Boy é atração do Sons do Brasil 536 na Rádio Shiga - 4 de agosto de 2025 12:07 pm
- Onda de calor perigosa persiste em várias regiões do Japão - 4 de agosto de 2025 11:42 am
- Navios chineses invadem novamente águas japonesas - 4 de agosto de 2025 11:36 am