Autoridades sênior norte-coreanas e russas mantêm conversações
O Ministério das Relações Exteriores da Coréia do Norte informa que altos funcionários do país e da Rússia mantiveram conversações recentemente. A mídia sul-coreana afirma que isso pode indicar que os países iniciaram os preparativos para retomar o comércio bilateral.
O ministério disse em seu site que o Embaixador na Rússia, Sin Hong Chol, conversou com o Vice Ministro das Relações Exteriores russo, Igor Morgulov, na terça-feira (8).
O ministério não divulgou detalhes das conversações. Mas diz que ambos os lados “chegaram a um consenso de opinião sobre o fortalecimento da cooperação estratégica entre os dois países no futuro”.
Diz também que trocaram pontos de vista sobre questões de interesse mútuo em relação à situação regional e internacional.
Isto ocorre depois que o Vice-Ministro das Relações Exteriores da Coréia do Norte, Im Chon Il, e o Embaixador russo na Coréia do Norte, Alexander Matsegora, realizaram conversações na segunda-feira (7).
A Rússia é o segundo maior parceiro comercial da Coréia do Norte depois da China e pediu que as sanções econômicas sobre o Norte fossem aliviadas.
A Yonhap News Agency da Coréia do Sul informou que a Coréia do Norte mostrou sinais de retomar o comércio com a Rússia em meio a rígidos controles fronteiriços contra a pandemia.
A Coréia do Norte reiniciou os serviços de trens de carga que cruzam a fronteira com a China no mês passado, pois sua economia foi duramente atingida por sanções econômicas e pelo fechamento de sua fronteira como parte das medidas anti-coronavírus.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am