50 anos após a histórica visita de Nixon à China, Pequim exige melhores laços
O Ministério das Relações Exteriores da China solicitou a melhoria dos laços com os EUA no 50º aniversário da histórica visita do Presidente Richard Nixon à China.
Em uma coletiva de imprensa na segunda-feira (21), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin, refletiu sobre a visita de Nixon em 21 de fevereiro de 1972. A viagem levou ao estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países em 1979.
Wang disse que com a visita de Nixon à China há 50 anos, “a China e os EUA tiveram um aperto de mão histórico e puseram fim ao longo distanciamento entre os dois países”.
Wang culpou os EUA pela tensão atual nas relações.
Wang disse que alguns americanos vêem a China “como um grande concorrente estratégico ou mesmo um inimigo imaginário e querem conter a China em todas as dimensões”. Ele disse que isto se baseia em uma “percepção seriamente equivocada da China”.
Wang disse que a China tem buscado o desenvolvimento para melhorar a qualidade de vida de seu povo, e que seu país não tem intenção de “desafiar ou substituir os EUA”.
Wang disse que a China espera que “o lado americano trabalhe com a China para extrair experiência e sabedoria da história dos últimos 50 anos”. Ele disse que Pequim quer ver os laços bilaterais trazidos “de volta ao caminho do desenvolvimento sólido e constante”.
A China diz que ambos os países realizarão uma série de atividades comemorativas no futuro próximo, mas os detalhes ainda não foram revelados.
- Loja de carros de brasileiro sofre nova tentativa de furto - 7 de agosto de 2025 8:47 am
- SV & Alyssa Jane lançam “Our Game” com clima soultrônico - 7 de agosto de 2025 8:20 am
- Eric Hagen lança “Accuse Me” com alma e melancolia - 7 de agosto de 2025 7:48 am