Tempestades de neve atingem o norte e nordeste do Japão
O rápido desenvolvimento de sistemas de baixa pressão está trazendo tempestades de neve para a prefeitura de Hokkaido e para a região nordeste de Tohoku.
A Agência Meteorológica do Japão informa que os padrões de pressão do inverno causados pelos dois sistemas de baixa pressão – um no Mar do Japão e outro perto de Hokkaido – estão trazendo forte nevasca para o norte do país, Hokuriku e para a região central de Tokai.
Otoineppu Village em Hokkaido teve 31 centímetros de neve durante as três horas até as 11 da manhã desta quarta-feira (12).
Ventos fortes sopram, principalmente nas áreas costeiras. Rajadas de quase 130 quilômetros por hora foram registradas na cidade de Honbetsu, Hokkaido, durante as três horas.
As autoridades meteorológicas estão alertando que nevascas no norte do Japão podem dificultar a condução com visibilidade quase nula.
As condições tempestuosas estão causando cancelamentos de vôos. A partir das 11h de quarta-feira, 95 vôos da Japan Airlines e 65 vôos da Nippon Airways tinham sido ou seriam cancelados.
A velocidade máxima do vento poderia chegar a 90 quilômetros por hora em Hokkaido e no lado do Mar do Japão de Tohoku em direção à quinta-feira, 83 quilômetros por hora na província de Niigata e 72 quilômetros por hora em Hokuriku.
Os mares serão extremamente agitados nas costas do norte do Japão e de Hokuriku.
Até mesmo o ar mais frio fluirá sobre o norte e leste do Japão na quinta-feira, trazendo neve pesada para uma ampla área em direção à sexta-feira.
Durante um período de 24 horas até a manhã de quinta-feira, prevê-se até 70 centímetros de neve ao longo do lado do Mar do Japão de Tohoku e até 50 centímetros em Hokkaido e Niigata.
Mais neve é esperada em direção à sexta-feira pela manhã em uma ampla faixa do arquipélago japonês.
As autoridades meteorológicas estão aconselhando as pessoas a estarem em alerta contra ventos tempestuosos e altas ondas, bem como interrupções no trânsito causadas por nevascas e deslizamentos de neve.
As pessoas também devem estar vigilantes contra avalanches e quedas de energia quando a neve se acumula rapidamente.
É aconselhável manter-se atualizado sobre o tempo e abster-se de sair, a menos que seja absolutamente necessário.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am