Talibã se encontra com diplomatas do ocidente na Noruega
Os Talibãs e autoridades de países ocidentais têm mantido conversações na Noruega sobre a grave crise humanitária no Afeganistão.
Autoridades do Talibã, incluindo o ministro interino das Relações Exteriores, Amir Khan Muttaqi, estão na Europa pela primeira vez desde que o grupo retomou o controle do Afeganistão em agosto passado. Eles foram convidados pelo governo norueguês.
Os delegados estiveram em Oslo no domingo (23) e conversaram com ativistas de direitos humanos que evacuaram do Afeganistão.
No dia seguinte, houve conversas com autoridades das nações ocidentais, incluindo a Grã-Bretanha e a Alemanha. Eles discutiram a crise humanitária do Afeganistão. Os participantes também incluíram o representante especial americano Thomas West.
Muttaqi revelou, após as conversas de porta fechada, que os tópicos incluíam o apoio humanitário e a economia.
Ele disse que seu lado fez propostas para os campos da economia e da educação, e compartilhou informações com outros países.
Eles estão agendados para se reunir novamente na terça-feira (25).
As autoridades ocidentais, provavelmente, exigirão uma melhoria na situação humanitária do Afeganistão como condição para o apoio. Espera-se que os representantes do Talibã exijam que os bens congelados do Afeganistão no exterior sejam liberados.
- Japão apreende barco chinês após nova incursão ilegal - 13 de fevereiro de 2026 8:14 am
- Atletas seguem alvo de ataques online durante a Olimpíada de Inverno Milano Cortina - 13 de fevereiro de 2026 4:32 am
- Inteligência sul-coreana aponta filha de Kim como sucessora - 13 de fevereiro de 2026 4:20 am
















