Taiwan não comparecerá às cerimônias olímpicas de abertura e encerramento dos Jogos de Inverno de Pequim
A delegação de Taiwan para os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim não participará das cerimônias de abertura ou encerramento.
As autoridades disseram, nesta sexta-feira (28) que a delegação de 15 membros, que inclui quatro atletas, chegará à capital chinesa em grupos provenientes de Taiwan, dos Estados Unidos e da Suíça.
Eles disseram que nem todos os membros poderão chegar até a cerimônia de abertura em 4 de fevereiro, porque os vôos foram adaptados ou atrasados devido à pandemia e às políticas de entrada da China.
As autoridades também disseram que a maioria dos membros irá para casa após o término de seus eventos e que não estarão em Pequim no dia da cerimônia de encerramento.
Sob um acordo com o Comitê Olímpico Internacional, Taiwan compete com o nome “Chinese Taipei” em inglês. A notação de caracteres chineses para esse fim foi utilizada nos Jogos de Pequim 2008.
Em uma conferência de imprensa na quarta-feira (26), o porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan da China, Zhu Fenglian, se referiu à delegação usando caracteres chineses sugerindo “Taipei, China”.
Algumas pessoas em Taiwan reagiram de forma contundente, dizendo que Zhu estava indicando que Taiwan é parte do território da China.
- Coreia do Sul define dois pré-candidatos à presidência - 30 de abril de 2025 2:44 am
- Parentes de sequestrados pela Coreia do Norte viajam aos EUA - 30 de abril de 2025 2:35 am
- Fabricantes japonesas preveem queda de lucros com tarifas dos EUA - 30 de abril de 2025 2:16 am