Solução refrigerante vaza na usina nuclear danificada de Fukushima Daiichi
O operador da usina nuclear danificada Fukushima Daiichi informa que a solução refrigerante utilizada para criar uma parede de solo congelado ao redor dos edifícios do reator, vazou.
A barreira subterrânea destina-se a bloquear o fluxo de água subterrânea para os edifícios do reator que foram danificados em conseqüência do terremoto e tsunami de 2011.
A Tokyo Electric Power Company – TEPCO, tem usado uma solução de cloreto de cálcio para manter a barreira. A empresa tem armazenado o líquido a menos 30 graus Celsius em quatro tanques.
A TEPCO diz que os níveis de líquido em dois dos tanques caíram em 16 de janeiro. Afirma que seus funcionários encontraram uma piscina da solução perto da parede e estimaram que cerca de 4 toneladas da mesma tinham vazado.
A concessionária relata que a parede continua sendo capaz de manter as águas subterrâneas fora da unidade radioativa, pois leva vários meses até que a barreira comece a descongelar. Acrescenta que a solução não prejudica o meio ambiente.
A TEPCO alega que a tubulação que circula a solução pode ter sido parcialmente danificada. Ela diz que vai localizar a seção danificada e consertá-la o mais rápido possível.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am