Reino Unido deverá enviar mais tropas para dissuadir a Rússia
A secretária britânica de Relações Exteriores informa que seu país está considerando o envio de tropas extras para defender os países membros da OTAN em meio a receios de uma invasão russa na Ucrânia.
Liz Truss, disse à Sky News neste domingo (30) que o Reino Unido está se oferecendo para destacar tropas extras para a Estônia, fornecendo mais apoio aéreo através do Mar Negro e fornecendo armas defensivas para a Ucrânia.
Ela disse que a medida se destina a garantir que a Ucrânia e os países da OTAN na região estejam “na melhor posição possível” se o presidente russo Vladimir Putin tentar encenar uma incursão na Ucrânia.
Truss anunciou que visitará a Ucrânia esta semana e Moscou na próxima semana como parte de seus esforços diplomáticos para evitar uma invasão russa na Ucrânia.
Mas ela acrescentou que o Reino Unido planeja anunciar sanções mais severas visando “mais interesses russos que sejam de relevância direta para o Kremlin”.
O primeiro-ministro britânico Boris Johnson emitiu uma declaração no sábado, dizendo: “Se o Presidente Putin escolher um caminho de derramamento de sangue e destruição, será uma tragédia para a Europa”.
Ele acrescentou: “A Ucrânia deve ser livre para escolher seu próprio futuro”.
Espera-se que Johnson mantenha conversações telefônicas com Putin nos próximos dias.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am