Realizada cerimônia tradicional de Ano Novo no porto de Fukushima
Pescadores, em um dos portos do nordeste japonês danificados pelo terremoto e tsunami de 2011, realizaram uma cerimônia tradicional para marcar o Ano Novo.
O porto de Ukedo, na cidade de Namie, na província de Fukushima, sofreu graves danos em seus quebra-mares, paredes do mar e outras infra-estruturas quando foi atingido pelo desastre. Os trabalhos para reconstruir as instalações foram concluídos no ano passado.
A cerimônia, que se diz datar de há cerca de 100 anos, foi realizada neste domingo (2), com a participação de cerca de 300 pessoas. Começou com um sacerdote xintoísta local realizando um ritual em frente aos barcos de pesca.
Em seguida, 14 navios transportando pescadores e seus familiares partiram, agitando bandeiras coloridas que normalmente são desfraldadas para indicar grandes pescarias.
Os pescadores ofereciam saquê cerimonial a seus barcos para rezar por bons transportes e pela segurança de suas operações durante o ano novo.
O porto está situado cerca de 7 quilômetros ao norte da usina nuclear de Fukushima Daiichi, que sofreu um derretimento quando o desastre ocorreu.
Pescadores em Fukushima realizaram operações de teste ao largo da costa local após o acidente nuclear. Eles limitaram as quantidades e tipos de produtos marinhos que capturaram, bem como a freqüência da pesca para garantir a segurança dos produtos.
Eles terminaram a pesca de teste no ano passado e começaram a aumentar suas capturas em etapas. Mas os volumes de lanço permaneceram em cerca de 20% dos níveis observados antes do acidente. Um grande desafio é enfrentar imagens negativas sobre os produtos marinhos da Fukushima.
O representante da cooperativa pesqueira local, Takano Ichiro, disse que sua organização vai trabalhar para aumentar a freqüência da pesca para que mais pessoas possam se engajar no setor. Ele disse que quer que os consumidores comam o peixe Fukushima, pois eles são frescos e deliciosos.
- Governador e prefeito de Osaka renunciam para impulsionar plano metropolitano - 14 de janeiro de 2026 6:15 am
- Incêndio avança em Yamanashi e já destrói mais de 160 hectares - 14 de janeiro de 2026 6:12 am
- Universidade Waseda cancela matrícula de alunos por fraude no TOEIC - 14 de janeiro de 2026 6:07 am
















