Questões permanecem 50 anos após a devolução de Okinawa ao Japão
15 de maio de 2022 marca 50 anos desde que a prefeitura de Okinawa foi devolvida ao Japão da ocupação americana do pós-guerra.
O governo japonês ainda não abordou formas de reduzir o pesado fardo de Okinawa por receber instalações militares americanas e promover o desenvolvimento na prefeitura.
Autoridades do governo central estão considerando marcar a ocasião com uma cerimônia em colaboração com a prefeitura.
A Lei de Medidas Especiais para a Promoção e Desenvolvimento de Okinawa deverá expirar em março. O governo central planeja apresentar um projeto de lei para prorrogá-lo por 10 anos.
O projeto de lei inclui uma disposição que, pela primeira vez, pede uma revisão da Lei dentro de cinco anos para tornar as medidas mais eficazes.
O projeto de lei seria apresentado à sessão ordinária da Dieta que será convocada este mês.
O governo central e a prefeitura permanecem em desacordo sobre a mudança planejada, dentro de Okinawa, da estação aérea norte-americana Futenma da cidade de Ginowan para o distrito menos populoso de Henoko, na cidade de Nago. A prefeitura rejeitou o pedido do governo para mudanças de projeto e o Ministério da Defesa foi contra-argumentado com procedimentos legais.
A Cidade de Nago realizará uma eleição para prefeito este mês e a Prefeitura de Okinawa deverá realizar uma eleição governamental até o outono deste ano.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am