Presidente da Ucrânia pede calma à Rússia
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, enfatizou a necessidade de manter a calma sobre as tensões perto da fronteira com a Rússia.
Seu apelo ocorre após o presidente americano Joe Biden ter advertido que a Rússia poderia atacar a Ucrânia no próximo mês. O aviso veio durante conversas telefônicas entre Zelenskyy e Biden, na quinta-feira (27).
Em uma conferência de imprensa na sexta-feira (28), Zelenskyy disse que até chefes de Estado respeitados dizem que a guerra acontecerá no dia seguinte. Acrescentando que eles estão criando um pânico.
O presidente também expressou a preocupação de que os Estados Unidos e outros países estão evacuando os funcionários da embaixada e suas famílias. Ele disse que retirar os diplomatas é um erro, descrevendo a Ucrânia como não sendo um “Titanic”.
As coisas parecem ser normais na capital Kyiv, já que lojas e restaurantes estão abertos como de costume.
Mas a cautela está crescendo entre os cidadãos. Em uma pesquisa de opinião realizada em meados de janeiro na Ucrânia, 48% dos entrevistados disseram que a Rússia poderia lançar uma incursão militar. Isso excedeu os 39% que disseram que uma incursão russa era improvável.
Zelenskyy está, aparentemente, preocupado com a fraqueza de seu país, pois a Rússia pode tirar vantagem da agitação na Ucrânia.
- Casa Branca lança página contra mídia tendenciosas e enganosas - 1 de dezembro de 2025 8:29 am
- Chuvas torrenciais matam centenas na Ásia - 1 de dezembro de 2025 5:39 am
- Rússia eleva taxa de veículos importados - 1 de dezembro de 2025 4:25 am
















