Ondas de choque de ar registradas em todo o Japão por causa da erupção do vulcão em Tonga
Uma equipe de pesquisa japonesa informa que foram observadas ondas de choque no ar em todo o Japão cerca de sete horas após a erupção vulcânica de Tonga no sábado (15).
A equipe da Universidade de Tecnologia de Kochi possui equipamentos de observação em 25 locais em todo o Japão. Os dispositivos são projetados para detectar ondas de choque em freqüências muito baixas para serem sentidas por humanos, e que são produzidas por terremotos ou erupções vulcânicas.
A equipe diz que ondas de choque com as mesmas características foram observadas em todos os locais após a erupção.
A equipe afirma que sua análise, até o momento, mostra que o equipamento começou a detectar ondas de choque com longos comprimentos de onda cerca de sete horas após a erupção.
Também diz que, cerca de 25 minutos depois, o equipamento registrou repetidamente fortes ondas de choque com comprimentos de mais curtos por cerca de uma hora.
Yamamoto Masayuki, professor da universidade, disse que é extremamente raro que ondas de choque com as mesmas características sejam observadas em todo o país simultaneamente. Ele disse que a descoberta sublinha a escala da erupção.
A equipe compartilhará os dados com outros especialistas do país para análises adicionais.
Yamamoto disse que ao analisar as mudanças nas características das ondas, ele espera descobrir o mecanismo do tsunami que atingiu o Japão, a cerca de 8.000 quilômetros de distância do vulcão.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am