O Serviço de Segurança Federal da Rússia prende hackers a pedido dos EUA
A agência de segurança da Rússia informa ter prendido membros de um grupo hacker, a pedido dos Estados Unidos. O grupo é suspeito de realizar grandes ciberataques em empresas americanas.
O Serviço Federal de Segurança, ou Federal Security Service – FSB, anunciou na sexta-feira (14)que deteve 14 membros do grupo criminoso de ransomware REvil, com sede na Rússia.
A FSB diz que também confiscou computadores, veículos e outros itens, supostamente, utilizados nos crimes. A FSB alega que desmantelou o grupo, dizendo: “A associação criminosa organizada deixou de existir”.
A REvil é suspeita de atacar empresas e organizações nos EUA e em outras partes do mundo, usando um programa de computador malicioso conhecido como “resomware” para exigir pagamentos de resgate.
Um alto funcionário do governo dos EUA disse aos repórteres na sexta-feira (14) que um dos indivíduos que foram presos estava envolvido em um ataque cibernético ao operador de um dos principais oleodutos dos EUA em maio passado. O gasoduto colonial pagou o resgate solicitado.
O funcionário notou que o governo dos EUA está satisfeito com as ações da Rússia.
Apesar das contínuas tensões sobre a situação na Ucrânia, os Estados Unidos e a Rússia continuaram as conversações de alto nível sobre ciberataques e outras questões desde uma cúpula bilateral em junho passado.
- Massacre no Irã deixa mais de 36 mil mortos - 27 de janeiro de 2026 5:11 am
- China reforça alerta para evitar viagens ao Japão - 26 de janeiro de 2026 11:47 pm
- Nevascas recordes no Japão deixam 10 mortos em uma semana - 26 de janeiro de 2026 11:36 pm
















