Kishida e Biden discutem segurança
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, realizou uma cúpula on-line com o presidente americano Joe Biden. Kishida diz que eles discutiram uma série de desafios globais, incluindo a segurança e a economia.
Na sexta-feira (21), Kishida disse: “O Presidente Biden e eu concordamos em trabalhar juntos e buscar mais cooperação com os aliados para realizar uma região Indo-Pacífico livre e aberta. Propus sediar uma reunião de líderes do Japão, Estados Unidos, Austrália e Índia no primeiro semestre deste ano. O presidente concordou”.
Os dois líderes falaram por cerca de 80 minutos. Kishida diz que eles concordaram que seus países cooperarão estreitamente para enfrentar as questões geopolíticas. Eles incluem a crescente agressividade da China nos mares do Leste e do Sul da China, e suas atividades em Hong Kong e na Região Autônoma de Xinjiang Uygur.
Kishida e Biden também discutiram a Coréia do Norte, que recentemente lançou uma enxurrada de testes de mísseis. O líder japonês disse que Biden expressou forte apoio à resolução imediata dos sequestros de cidadãos japoneses pelo Norte.
Kishida disse a Biden que ele está pronto para estabelecer uma nova estratégia de segurança nacional e fortalecer dramaticamente a capacidade de defesa do Japão.
Biden se referiu ao compromisso inabalável de seu país de proteger o Japão, incluindo o Artigo Cinco do Tratado de Segurança Japão-EUA, que se aplica às Ilhas Senkaku na Prefeitura de Okinawa.
O Japão controla as ilhas. O governo japonês mantém as ilhas como parte inerente do território do país. A China e Taiwan as reivindicam.
Os dois líderes também concordaram em estabelecer uma estrutura para reuniões bilaterais regulares envolvendo altos funcionários das esferas econômica e de relações exteriores.
- Zelenskyy avança negociações com EUA para compra de armas - 29 de setembro de 2025 8:13 am
- Pânico em comício na Índia deixa ao menos 36 mortos - 29 de setembro de 2025 8:07 am
- Ex-ministro chinês é condenado à morte por corrupção - 29 de setembro de 2025 3:55 am