Japão planeja expandir o estado de quase emergência
O governo japonês está planejando expandir o quase estado de emergência para Osaka, Kyoto e outras prefeituras em meio a um aumento de infecções por coronavírus chinês.
A contagem diária de novas infecções no Japão ultrapassou 50.000 por dois dias consecutivos até domingo. As taxas de ocupação de leitos hospitalares estão aumentando em todo o país.
Na semana passada, na região de Kansai, no oeste do Japão, as prefeituras de Osaka, Hyogo e Kyoto pediram ao governo que aplicasse restrições mais severas ao coronavírus chinês para suas áreas. Okayama fez um mesmo pedido no sábado (22).
Fukuoka, Saga e Oita na região de Kyushu, no sudoeste do Japão, também estão entre as prefeituras que planejam buscar as medidas intensivas.
O primeiro-ministro Kishida Fumio encontrou-se com ministros relevantes, incluindo o ministro da saúde, Goto Shigeyuki, e Yamagiwa Daishiro, responsável pelas medidas contra o coronavírus chinês , para discutir como responder aos pedidos dessas prefeituras.
O governo pretende declarar um estado de quase emergência para as prefeituras que apresentaram tais pedidos.
Kishida se reunirá novamente com ministros relevantes na segunda-feira (24) e tomará uma decisão após consultar um painel de especialistas na terça-feira (25).
O governo também planeja estender o estado de QUASE emergência para Okinawa, Yamaguchi e Hiroshima, que deve terminar em 31 de janeiro.
O governo espera frear a propagação do vírus chinês, mantendo as funções sociais para minimizar o impacto econômico.
- Japão busca garantir terras raras em parceria com a Namíbia - 12 de fevereiro de 2026 8:22 pm
- Hildegarda de Bingen e a cerveja - 12 de fevereiro de 2026 6:12 am
- Presidente do Irã, Pezeshkian, diz que governo está pronto para ouvir população - 12 de fevereiro de 2026 2:24 am
















