Japão e Austrália assinam pacto de segurança histórico
O Japão e a Austrália estão fortalecendo os laços de segurança diante do aumento das atividades marítimas da China.
Os dois países assinaram um tratado para facilitar a defesa e a cooperação em matéria de segurança. Além dos Estados Unidos, a Austrália é o primeiro país com o qual o Japão assinou um pacto desse tipo.
O primeiro ministro japonês, Kishida Fumio, reuniu-se com seu homólogo australiano, Scott Morrison, em uma cúpula virtual nesta quinta-feira (6).
O pacto estabelece uma estrutura para o status legal e procedimentos quando as Forças de Autodefesa do Japão e os militares australianos realizam exercícios conjuntos e outras atividades nos países um do outro. Eles também criarão um comitê conjunto para discutir questões operacionais.
Com a China em mente, os dois líderes expressaram sérias preocupações sobre a situação nos mares do Leste e do Sul da China. Eles também concordaram em se opor a qualquer tentativa unilateral de alterar o status quo pela força.
Richard McGregor, um especialista australiano em relações Japão-Austrália, disse: “O Japão é um parceiro natural da Austrália” à medida que a China cresce na região.
Ele disse que o tratado com o Japão também é um símbolo para o resto da região e levará outros países do Indo-Pacífico a fazer acordos semelhantes.
- Ministro japonês promete agir contra seca no cultivo de arroz - 4 de agosto de 2025 12:39 am
- Mortes em bueiro em Saitama podem ter sido por gás tóxico - 4 de agosto de 2025 12:35 am
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am