Dados visuais sugerem que o vulcão em Tonga continua ativo
Um cientista japonês adverte que dados visuais sugerem que o vulcão submarino de Tonga ainda está altamente ativo, quase uma semana após uma erupção maciça no sábado passado (15).
O professor Nogami Kenji do Instituto de Tecnologia de Tóquio analisou imagens capturadas por um satélite pertencente à agência espacial norte-americana, NASA.
As imagens capturadas na quinta-feira (20) mostram que uma faixa de 300 quilômetros por 200 quilômetros de água do mar ao redor do vulcão ficou verde-amarelada.
Nogami diz que o fenômeno é resultado da mistura de águas hidrotermais com água do mar. Ele afirma que é a pista mais facilmente perceptível para as atividades dos vulcões submarinos, que são mais difíceis de observar do que os vulcões em terra.
Nogami também diz que nunca viu uma área tão vasta de água mudar de cor. Afirma que isso indica que o vulcão continua expelindo volumes maciços de água hidrotermais.
O professor adverte que o vulcão pode entrar em erupção novamente, embora em uma escala menor, e as cinzas vulcânicas e pedras-pomes podem interromper o transporte aéreo e marítimo.
Segundo ele, as atividades do vulcão devem ser monitoradas cuidadosamente para garantir a segurança das pessoas que vivem na área, assim como dos agentes humanitários.
- Japão pede remoção total das novas tarifas de Trump - 29 de abril de 2025 6:29 am
- China revisará venda de operações portuárias no Canal do Panamá - 29 de abril de 2025 6:12 am
- Secretário do Tesouro dos EUA prevê acordo comercial em breve - 29 de abril de 2025 6:06 am