Cresce o descontentamento da Coréia do Norte em relação à política dos EUA
Uma agência de notícias sul-coreana informa que o crescente descontentamento da Coréia do Norte com a administração americana Biden pode levar o país a considerar a suspensão da sua moratória sobre mísseis balísticos intercontinentais e testes nucleares.
A Yonhap disse que Pyongyang está aumentando a pressão sobre os EUA em meio à crescente insatisfação do Norte com a abordagem do Presidente Joe Biden em relação ao país.
O Norte decidiu, em uma reunião do Politburo do Partido dos Trabalhadores, na quarta-feira (20), ponderar a suspensão da moratória auto-imposta, anunciada em abril de 2018.
O anúncio do Norte coincidiu com a conferência de imprensa de Biden, marcando o primeiro aniversário de sua posse.
Especialistas sul-coreanos dizem que o Norte não tem outra escolha senão repensar a moratória, uma vez que procura desenvolver as capacidades nucleares e e mísseis interncontinentais com base em seu plano de defesa de cinco anos.
Outros especialistas esperam que Pyongyang tome medidas a tempo para o 80º aniversário, em fevereiro, do nascimento de Kim Jong Il, o falecido pai do atual ditador do país, Kim Jong Un, ou para o 110º aniversário do nascimento do falecido avô do ditador, Kim Il Sung, em abril.
Resta saber se Pyongyang suspenderá a moratória, pois parece estar esperando por uma resposta dos EUA.
Oficiais militares sul-coreanos dizem que permanecerão vigilantes e continuarão atentos aos desenvolvimentos.
- Austrália destaca acordo histórico com Japão por novos navios - 6 de agosto de 2025 2:39 am
- BOJ alerta para riscos de alta nos juros de títulos públicos - 6 de agosto de 2025 2:35 am
- Ishiba anuncia nova política para produção de arroz no Japão - 6 de agosto de 2025 1:06 am