30 C
Kóka
quarta-feira, 13 agosto, 2025 3:20: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Côrte japonesa decide a favor de Shiori no caso de estupro

O Tribunal Superior de Tóquio decidiu a favor de uma jornalista que que foi estuprada por uma ex-repórter de TV, sustentando uma decisão de um tribunal inferior.

Côrte japonesa decide a favor de Shiori no caso de estupro

O Tribunal Superior de Tóquio decidiu a favor de uma jornalista que que foi estuprada por uma ex-repórter de TV, sustentando uma decisão de um tribunal inferior.

A jornalista Ito Shiori entrou com a ação em 2017, dizendo que ela foi estuprada por um ex-repórter da Tokyo Broadcasting System Television, ou TBS, Yamaguchi Noriyuki, enquanto ela estava em estado de embriaguez e inconsciente após um jantar com ele em 2015. Yamaguchi disse que o ato foi consensual e a contra-processou.

Em 2019, o Tribunal Distrital de Tóquio ordenou a Yamaguchi que pagasse uma indenização de 3,3 milhões de ienes, ou cerca de 29.000 dólares, e indeferiu o pedido de Yamaguchi.

Tanto a autora quanto o réu recorreram da decisão para o Tribunal Superior de Tóquio.

Na terça-feira (25), o Juiz Presidente do Supremo Tribunal, Nakayama Takao, disse que o testemunho de Ito era confiável, pois era concreto e consistente. Ele disse que é apropriado reconhecer que Yamaguchi teve relações sexuais sem o consentimento de Ito.

O juiz ordenou que Yamaguchi pagasse uma indenização de mais de 3,3 milhões de ienes.

O tribunal superior também condenou Ito a pagar danos de 550.000 ienes, ou cerca de 4.800 dólares, a Yamaguchi por difamação.

O tribunal disse que a alegação de Ito em seu livro e em uma coletiva de imprensa de que Yamaguchi havia lhe dado uma droga de violação durante o jantar não era confiável, pois não havia provas.

Em uma coletiva de imprensa após a decisão, Ito disse que é significativo que a alta corte tenha reconhecido que ela foi estuprada.

Ela disse que quando ela foi a público em 2017, era raro que as vítimas de estupro falassem, mas agora há discussões para revisar a lei criminal. Ela disse esperar que as pessoas pensem em agressão sexual, imaginando seus amigos ou parentes como vítimas.

Yamaguchi disse que é importante que o tribunal reconheça que Ito espalha falsas alegações sobre a droga. Entretanto, ele disse estar muito insatisfeito com a decisão, pois o tribunal reconheceu a outra reivindicação de Ito. Ele disse que vai recorrer da decisão.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img