Coréia do Norte não deverá participar dos Jogos de Pequim
A Coréia do Norte informa que não participará dos próximos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de Pequim, citando a disseminação mundial do coronavírus chinês, entre outras razões.
A Agência Central de Notícias Coreana informou nesta sexta-feira (7) que o Comitê Olímpico e o Ministério de Cultura Física e Esporte da Coréia do Norte haviam enviado uma carta aos comitês organizadores dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Pequim e outras entidades, informando-os de que o país não participará dos Jogos.
A carta cita como motivo para a decisão “forças hostis” e a “pandemia mundial”.
Em uma aparente referência aos boicotes diplomáticos declarados pelos EUA e algumas outras nações, a carta dizia, “os EUA e suas forças vassalas estão ficando cada vez mais indisfarçadas em seus movimentos contra a China”.
A carta prosseguiu dizendo que a Coréia do Norte rejeita tais movimentos, qualificando-os como “um ato básico de tentativa de desonrar a imagem internacional da China”.
Entretanto, o Norte expressou seu apoio aos Jogos de Inverno de Pequim, dizendo que acredita que eles serão abertos com sucesso.
A Coréia do Norte não enviou uma delegação aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio no ano passado.
Se o país participaria dos Jogos de Inverno tinha sido acompanhado de perto, pois eles serão sediados por seu aliado mais próximo, a China.
- Casa Branca lança página contra mídia tendenciosas e enganosas - 1 de dezembro de 2025 8:29 am
- Chuvas torrenciais matam centenas na Ásia - 1 de dezembro de 2025 5:39 am
- Rússia eleva taxa de veículos importados - 1 de dezembro de 2025 4:25 am
















