China apresenta críticas em relação à cúpula Kishida-Biden
A China está reagindo duramente contra o Japão e os Estados Unidos por causa de uma recente cúpula on-line na qual os líderes das duas nações discutiram questões de direitos humanos na China.
Em uma conferência de imprensa na segunda-feira (24), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês Zhao Lijian anunciou que a China apresentou fortes críticas contra Washington e Tóquio.
Ele criticou os dois líderes, dizendo que eles mais uma vez atacaram e caluniaram injustamente a China e interferiram violentamente com os assuntos internos do país. Ele disse que a China “deplora e rejeita isto, e apresentou uma representação diplomática formal junto aos dois países”.
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, e o presidente americano, Joe Biden, reuniram-se virtualmente na sexta-feira (21) passada.
Ambos expressaram oposição às tentativas unilaterais de mudar o status quo nos mares do Leste e do Sul da China e a qualquer coerção econômica, aparentemente com a China em mente.
Eles também compartilharam sérias preocupações sobre a situação em Hong Kong, e sobre a situação dos direitos humanos na Região Autônoma Xinjiang Uygur.
Além disso, eles ressaltaram a importância da paz e estabilidade através do Estreito de Taiwan e encorajaram a resolução pacífica das questões da travessia do estreito de Taiwan.
Kishida e Biden concordaram em coordenar estreitamente a abordagem de várias questões relacionadas à China.
Zhao disse aos repórteres que as questões relativas a Taiwan, à região de Xinjiang e a Hong Kong são puramente assuntos internos da China e a intromissão de qualquer país ou força externa é inaceitável.
Ele enfatizou que ninguém e nenhuma nação deve subestimar a determinação do povo chinês em proteger a soberania e o território do país.
- Ruth Iren Holand lança balada espiritual “You” - 28 de novembro de 2025 6:32 am
- Bauducco: Panettone, Chocotone e Tradição - 28 de novembro de 2025 6:04 am
- Programa O Sul em Cima, edição 37/2025,homenageia Lô Borges - 28 de novembro de 2025 5:33 am
















