Camboja exorta Myanmar a honrar o acordo de 5 pontos
O primeiro-ministro cambojano, Hun Sen, exortou os líderes militares de Myanmar a seguir um acordo de cinco pontos alcançado em uma reunião da ASEAN no ano passado.
Hun Sen falou com o general sênior de Myanmar, Min Aung Hlaing, online na quarta-feira (26). O Camboja preside a Associação das Nações do Sudeste Asiático – ASEAN, este ano.
As conversações ocorrem após a visita de Hun Sen a Myanmar no início de janeiro para se reunir com o chefe militar.
O governo cambojano disse que, nas últimas conversações, o primeiro-ministro expressou profunda preocupação com a continuação da violência em Myanmar.
Disse também que Hun Sen pediu novamente a Min Aung Hlaing que implementasse o acordo de cinco pontos, incluindo a suspensão imediata da violência e a aceitação de um enviado especial para mediar o diálogo.
A TV estatal de Myanmar informou que o chefe militar disse a Hun Sen que o país fará todo o possível para cooperar com a ASEAN.
A ASEAN se recusou a convidar o líder militar de Myanmar para as reuniões de cúpula do grupo, já que a junta, que tomou o poder no golpe de fevereiro de 2021, continua sua repressão contra os manifestantes civis.
Mas Hun Sen manifestou sua vontade de trazer Myanmar de volta às cúpulas do grupo.
Entretanto, a Indonésia e Cingapura disseram que a ASEAN não deveria aceitar o líder militar de Myanmar nas cúpulas, a menos que haja progresso no acordo de cinco pontos.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am