Bilionários dobraram sua riqueza durante a pandemia
A pandemia tem ameaçado a segurança financeira de dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, um novo relatório constatou que os super-ricos estão se saindo bem.
Os pesquisadores da agência de cooperação Oxfam declaram que as 10 pessoas mais ricas do mundo dobraram suas fortunas nos últimos dois anos. Sua riqueza total cresceu de 700 bilhões de dólares para 1,5 trilhão de dólares.
Eles incluem o CEO da Tesla, Elon Musk, o fundador da Amazon Jeff Bezos, e o CEO da Meta/Facebook, Mark Zuckerberg.
A diretora executiva da Oxfam International, Gabriela Bucher, disse que se os 10 bilionários fossem tributados sobre os lucros obtidos durante a pandemia a uma taxa de 99%, o dinheiro seria capaz de pagar por vacinas para todo o mundo e por sistemas de saúde para todos.
Ela disse que mesmo com essa taxa de impostos, os bilionários ainda seriam mais ricos do que eram no início da pandemia. Isso contrasta com 99% das pessoas em todo o mundo que perderam renda durante os dois últimos anos.
O relatório se refere a essa desigualdade como “violência econômica” e aponta para políticas que favorecem os membros mais poderosos da sociedade.
Ele observa que a desnutrição e a falta de assistência médica matam pelo menos 21.000 pessoas todos os dias.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am