20 anos desde a cúpula Japão – Coréia do Norte
Este ano marca o 20º aniversário de uma cúpula Japão-Coréia do Norte que resultou no retorno de cinco japoneses que haviam sido sequestrados pelo Norte. O governo japonês está sob pressão para tomar medidas concretas para que outros sequestrados retornem, já que nenhum progresso foi alcançado desde então.
A Coréia do Norte admitiu que seus agentes haviam sequestrado japoneses na primeira cúpula bilateral realizada em setembro de 2002, e permitiu que cinco deles retornassem ao Japão no mês seguinte.
O governo japonês fez da resolução da questão uma prioridade máxima, mas nenhum progresso foi alcançado. Oito pais dos 12 sequestrados que estão desaparecidos morreram sem ver seus filhos retornarem.
Um grupo de familiares dos sequestrados enviou uma mensagem ao ditador norte-coreano, Kim Jong Un, em abril passado, dizendo que eles não interferirão na normalização das relações bilaterais, se todos os sequestrados forem devolvidos imediatamente. O grupo acrescentou que há um prazo para isso.
Iizuka Koichiro, o filho de Taguchi Yaeko, que está entre aqueles que foram sequestrados pelo Norte, disse que não pode permitir que mais nenhum membro da família morra sem estar reunido com seus entes queridos.
Iizuka foi adotado por seu tio, Shigeo, que liderou o grupo durante 14 anos antes de morrer no mês passado.
- Governador e prefeito de Osaka renunciam para impulsionar plano metropolitano - 14 de janeiro de 2026 6:15 am
- Incêndio avança em Yamanashi e já destrói mais de 160 hectares - 14 de janeiro de 2026 6:12 am
- Universidade Waseda cancela matrícula de alunos por fraude no TOEIC - 14 de janeiro de 2026 6:07 am
















