Yahoo Japan divulga relatório sobre remoções de posts
A Yahoo Japan divulgou o primeiro relatório sobre suas ações contra as postagens violadoras de diretrizes, tais como comentários difamatórios, na seção de comentários de seu site de notícias.
A empresa utiliza a inteligência artificial, além de monitores humanos, para detectar e apagar automaticamente os comentários que violam suas regras.
A empresa publicou, pela primeira vez, o número de posts excluídos e as razões para a remoção, numa tentativa de garantir a transparência de suas medidas. Isto é em resposta às recomendações de especialistas, pois foram levantadas preocupações sobre exclusões excessivas.
O relatório diz que o Yahoo Japan removeu cerca de 350.000 dos cerca de 10,5 milhões de posts no mês de março deste ano.
Também diz que dos posts removidos no período de um ano até março, 71% foram automaticamente apagados pela IA, enquanto 22% foram apagados por patrulhas humanas. 7% foram removidos por humanos após terem sido apontados por pessoas de fora.
Dos posts removidos por humanos, 65,4% foram considerados desagradáveis, e 7,9% foram considerados não relacionados a artigos.
Dos posts removidos por serem considerados desagradáveis, 84,1% continham calúnias ou críticas excessivas, e 11,7% tinham calúnias étnicas ou discurso de ódio.
O relatório diz que a eliminação automática pela IA se baseia em pontuações dadas por um modelo de aprendizagem profunda.
O professor Yamamoto Tatsuhiko da Universidade de Keio chefiou o painel de especialistas que fez as recomendações ao Yahoo Japan.
Yamamoto disse que é necessário rever constantemente o sistema de pós-monitoramento, e estudar regularmente o conteúdo e os assuntos a serem tornados transparentes.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am