Tsai manifesta desejo de aderir a acordo econômico liderado pelos EUA
A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, expressou o desejo de juntar-se a uma nova estrutura econômica liderada pelos EUA na região Indo-Pacífico.
Tsai disse em uma reunião de um grupo de empresas americanas em Taiwan, na quarta-feira (8), que Taiwan está ansiosa para participar da entidade.
O governo dos EUA, sob a presidência de Joe Biden, está considerando lançar a estrutura com seus aliados e nações amigas logo no início do próximo ano. Aparentemente, a iniciativa visa combater a China, que a administração Biden vê como a mais séria concorrente dos Estados Unidos.
Os EUA haviam liderado as negociações sobre o pacto de livre comércio da Parceria Trans-Pacífico. Mas o governo do ex-presidente Donald Trump se retirou do acordo, e a administração Biden também mostrou uma postura negativa em relação a ele.
Taiwan solicitou a adesão ao Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Trans-Pacífico, ou Comprehensive and Progressive Agreement for Trans-Pacific Partnership – CPTPP, em setembro. Mas não está claro se sua participação será concretizada uma vez que a China apresentou seu pedido de adesão à CPTPP antes.
- Astronauta japonês retorna à Terra após 5 meses na ISS - 10 de agosto de 2025 5:17 am
- Coreia do Norte retira alto-falantes na fronteira - 10 de agosto de 2025 3:04 am
- Trump e Putin se reunirão no Alasca para discutir Ucrânia - 10 de agosto de 2025 2:54 am