Tropas dos EUA terminam missão de combate no Iraque
O Departamento de Defesa dos EUA informa que suas forças no Iraque terminaram sua missão de combate e, em vez disso, assumirão um papel de treinamento e assessoria para os militares do país.
O porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse nesta quinta-feira (9) que o número de tropas dos EUA no Iraque não mudaria drasticamente. Os EUA têm cerca de 2.500 tropas estacionadas no Iraque.
A coalizão liderada pelos EUA enviou suas forças ao Iraque em 2014 para derrotar o grupo extremista do Estado islâmico depois que os militantes capturaram grandes extensões do país e da vizinha Síria.
Antes da missão, as forças da coalizão liderada pelos EUA haviam lutado a Guerra do Iraque, que começou em 2003. Washington completou a retirada de todas as tropas americanas em 2011.
O fim da missão de combate no Iraque ocorre quando a administração Biden está revendo a política dos EUA para o Oriente Médio. Washington retirou suas tropas do Afeganistão em agosto para transferir mais recursos para lidar com a China, que a administração chama de “o concorrente mais sério”.
No entanto, a situação de segurança do Iraque permanece volátil. O país ainda vem sofrendo ataques de terroristas do Daesh (Estado islâmico). A residência do Primeiro Ministro Mustafa al-Kadhimi, em Bagdá, foi atacada por um drone carregado de explosivos no mês passado. Ele escapou ileso.
A atenção está, agor,a voltada para se os militares e a polícia do Iraque serão capazes de manter a segurança por conta própria.
- Alerta de tsunami de até 3 metros atinge costa do Japão - 30 de julho de 2025 10:15 am
- Alerta de tsunami atinge diversas regiões do Japão - 30 de julho de 2025 8:55 am
- Terroristas ligados a ataque contra chineses no Pasquistão são mortos - 30 de julho de 2025 8:10 am