Talibã intensifica as restrições à educação
Autoridades talibãs no Afeganistão afirmaram que governariam dentro da estrutura do Islã, quando recuperaram o poder há mais de 3 meses. Mas agora eles parecem estar intensificando os controles sobre a educação e limitando a liberdade de imprensa.
Um representante do “ministério do vício e da virtude” fez uma visita a uma escola elementar em Cabul no mês passado.
Ele parou a aula de matemática que estava sendo ministrada. O oficial falou em vez disso sobre a interpretação dos ensinamentos islâmicos por parte do Talibã.
O “ministério do vício e da virtude” era conhecido por limitar severamente as atividades das pessoas na última vez em que o Talibã esteve no poder. O ministério foi reinstalado em setembro. As restrições às escolas foram então mais rigorosas. Os Talibãs estão agora tentando doutrinar as crianças com sua ideologia.
O Talibã também está exercendo pressão sobre a mídia. O “ministério do vício e da virtude” disse recentemente aos meios de comunicação locais que as jornalistas femininas devem cobrir seus cabelos com hijabs, quando elas aparecem na TV. As autoridades do Talibã também proibiram a exibição de filmes estrangeiros.
Alguns jornalistas dizem que sentem que há uma pressão crescente nas atividades de coleta de notícias.
Os combatentes do Talibã foram vistos verificando uma equipe da emissora de TV Tolo News, baseada em Cabul. Os membros da equipe estavam tentando entrevistar pessoas na rua.
Os combatentes do Talibã verificaram que a equipe tinha permissão para fazer entrevistas.
Os combatentes ficaram por perto e ficaram de olho na equipe, até que as entrevistas terminassem.
Ameneh Hakimi, repórter do Tolo News, disse: “Eu sempre presto atenção ao ambiente quando entrevisto pessoas. Preciso sempre perguntar ao Talibã se não há problema em filmar. A liberdade de imprensa que eu costumava ter como certa, agora se foi”.
O repórter disse que quer continuar fazendo seu trabalho o máximo de tempo possível, apesar das dificuldades.
Um grupo de jornalistas locais disse que mais de 250 estações de TV e jornais foram forçados a fechar desde que o Talibã assumiu o controle.
- Palestra inspira brasileiros com mensagem de coragem e superação - 2 de agosto de 2025 1:31 am
- Tempestade Krosa pode atingir região de Kanto - 2 de agosto de 2025 1:18 am
- Empresas japonesas promovem intercâmbio com estudantes latinos - 2 de agosto de 2025 1:09 am