Rússia implanta sistema de mísseis em ilha próxima ao Japão
O Ministério da Defesa da Rússia informa ter implantado um sistema de mísseis de superfície para navio em uma ilha desabitada ao nordeste das quatro ilhas que o país controla, mas que o Japão reivindica.
O ministério disse, nesta quinta-feira (2) que as tripulações de seu sistema de mísseis costeiros Bastion também foram implantadas e entraram em serviço na ilha de Matua para monitorar a área de água adjacente e os estreitos.
Acrescentou que uma instalação naval para serviço o ano inteiro foi instalada na ilha.
A ilha costumava abrigar uma pista de pouso para os, agora extintos, militares Imperiais japoneses quando estavam sob o controle do Japão.
Os militares russos consideram a área ao redor da ilha tão estrategicamente importante quanto é entre o Mar de Okhotsk e o Oceano Pacífico.
A Rússia tem construído infra-estrutura militar na ilha e perto dela. Em 2016, implantou sistemas de mísseis terra-ar nas ilhas de Etorofu e Kunashiri, que fazem parte das quatro ilhas que o Japão denomina Territórios do Norte.
A Rússia controla as quatro ilhas. O Japão as reivindica. O governo japonês mantém que as ilhas são parte inerente do território japonês. O país afirma que as ilhas foram ilegalmente ocupadas após a Segunda Guerra Mundial.
- Ouro atinge valor recorde no Japão com tensão geopolítica - 30 de setembro de 2025 9:13 am
- Congresso Internacional de Astronáutica reúne líderes em Sydney - 30 de setembro de 2025 9:07 am
- Ishiba se reúne com presidente sul-coreano em Busan - 30 de setembro de 2025 9:03 am