Rússia e EUA deverão discutir a questão da Ucrânia
Putin realizou sua coletiva de imprensa anual de final de ano nesta quinta-feira (23), respondendo perguntas da mídia nacional e estrangeira por cerca de quatro horas.
À medida que as tensões aumentam com o acúmulo de tropas russas ao longo de sua fronteira com a Ucrânia, Putin transmitiu fortes preocupações sobre os esforços dos EUA e da OTAN para fortalecer seus laços com aquele país.
Ele perguntou: “Estamos plantando mísseis perto das fronteiras dos EUA? Não. Foram os Estados Unidos que trouxeram seus mísseis até a nossa porta”.
A Rússia tem exigido garantias por escrito de que a OTAN interromperá sua expansão e negará a adesão à Ucrânia.
Putin disse que a Rússia precisa pensar em garantir sua segurança. Ele disse que “a bola está em seu campo”, indicando que a Rússia pretende buscar concessões dos EUA através de negociações.
Putin argumentou que os países ocidentais quebraram sua promessa de não embarcar em uma expansão da OTAN para o leste após o colapso da União Soviética há cerca de 30 anos.
O presidente russo disse que acredita que as nações ocidentais têm exercido pressão constante sobre Moscou, temendo que a Rússia ainda seja grande demais após o colapso da União Soviética.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am