Putin participará na cerimônia de abertura dos Jogos de Pequim
O presidente russo, Vladimir Putin, manifestou sua intenção de participar da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim.
O anúncio ocorreu durante a cúpula online de Putin com o presidente chinês Xi Jinping na quarta-feira (15).
No início das conversações, Putin disse estar ansioso para participar da cerimônia de abertura dos Jogos de Pequim, em fevereiro.
Ele acrescentou que a Rússia e a China “invariavelmente se apoiam mutuamente em questões de cooperação esportiva internacional, incluindo a rejeição de quaisquer tentativas de politização do esporte e do movimento olímpico”.
O desenvolvimento ocorre quando os Estados Unidos anunciaram que não enviarão autoridades governamentais para os Jogos de Pequim. A Grã-Bretanha está entre outras nações que anunciaram um boicote diplomático.
Xi fez uma aparente referência à administração do presidente americano Joe Biden, que vê a China e a Rússia como autocracias.
Ele disse que “certas forças internacionais sob o pretexto de ‘democracia’ e ‘direitos humanos’ estão interferindo nos assuntos internos da China e da Rússia, e espezinhando brutalmente o direito internacional e as normas reconhecidas das relações internacionais”.
Ele acrescentou que a China e a Rússia “deveriam aumentar seus esforços conjuntos para salvaguardar mais efetivamente os interesses de segurança de ambas as partes”.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm




















