Putin e Modi se encontrarão nesta segunda-feira (6)
O presidente russo Vladimir Putin estará na Índia para conversações com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi nesta segunda-feira (6).
É a primeira reunião bilateral do gênero em dois anos. Espera-se que os líderes discutam formas de fortalecer a cooperação nos campos da economia, segurança e energia. Os dois países têm estado em condições amigáveis desde a era da Guerra Fria.
A reunião ocorre no momento em que a chamada aliança Quad está tomando forma. O grupo inclui os EUA, Japão, Austrália e Índia, cujos líderes concordaram, em setembro, em trabalhar em conjunto mais estreitamente. O Quad é visto como um esforço para enfrentar os crescentes desafios da China.
Mas a administração Putin está preocupada com o fato de que a aliança não se destina apenas à China, mas também à Rússia. Os observadores dizem que Putin, aparentemente, tem o objetivo de criar uma divisão entre os EUA e a Índia.
Modi também parece ansioso para forjar melhores relações com a Rússia, especialmente em termos militares. Os laços da Índia com a China têm sido tensos desde junho do ano passado, quando suas forças se enfrentaram em uma região disputada. A Índia tem tido uma forte cooperação militar com a Rússia. Mais de 60% das armas que o país tem importado desde 2010 são de fabricação russa.
Um especialista em defesa sediado nos EUA informa que Washington está desconfiado dos movimentos da Rússia para se tornar amigável com a Índia. Anish Goel da Nova América disse: “O que a administração Biden queria é que a Índia tivesse assumido um papel mais ativo na postura de segurança na Indo-Pacífico. Os EUA e a Rússia estão competindo pela atenção da Índia”.
- Ishiba anuncia nova política para produção de arroz no Japão - 6 de agosto de 2025 1:06 am
- Oficial chinês diz que sucessor do Dalai Lama tem que ser aprovado por Pequim - 6 de agosto de 2025 1:01 am
- Brasil: Vaza Toga 2 revela força-tarefa ilegal contra presos do 8 de janeiro - 6 de agosto de 2025 12:54 am