Putin defende a China e critica a aliança AUKUS
O presidente russo Vladimir Putin defendeu a expansão militar da China, enquanto criticava um novo pacto de segurança para a região Indo-Pacífico entre os Estados Unidos, Austrália e Grã-Bretanha.
Putin discursou em um fórum on-line com a presença de líderes empresariais e investidores da Rússia e de outros países na terça-feira (30).
Perguntado se ele está preocupado com a expansão militar da China, Putin disse que a China tem uma população enorme e tem o direito de estabelecer uma política de defesa necessária para sua própria segurança.
Putin disse que as relações entre a Rússia e a China são melhores do que nunca e que não há necessidade de se preocupar com o vizinho.
Putin mencionou então a aliança trilateral de segurança AUKUS, que foi anunciada em setembro.
Ele disse que a criação de uma aliança fechada não vai ajudar a melhorar a situação regional, mas apenas aumentar as tensões.
A Rússia está expandindo a cooperação econômica com a China, e tem conduzido, repetidamente, atividades conjuntas de patrulhamento no ar e nas águas em torno do Japão.
Observadores dizem que Putin pretende manter os EUA sob controle, ao mesmo tempo em que enfatiza os laços com a China e demonstra o compromisso de seu país com a região indo-pacífico.
- Japão lança seguro contra ataques de ursos - 2 de dezembro de 2025 4:19 am
- Chuvas intensas na Ásia deixam mais de 1.100 mortos - 2 de dezembro de 2025 4:08 am
- The Twinkles lançam música natalina “Kissmas Time” - 2 de dezembro de 2025 2:08 am
















